vendredi, avril 01, 2011

Les Aventures de Tintin-Pequeno Guia (Megapost)

EDIT: Um super merci ao Britto do Tintin por Tintim pelas correções com relação aos filmes.

Como meu post sobre o Astérix acabou se tornando um dos mais populares do blog, eu decidi fazer outro parecido, mas dessa vez sobre o Tintim, um dos meus heróis  preferidos durante a infância. 

Então aí vai mais um "pequeno guia" com tudo o que você precisa saber para começar a entrar no mundo de Tintim!

As Aventuras de Tintim

As Aventuras de Tintim ( Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em quadrinhos criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, que começou a ser publicada em 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. O herói da série é o personagem Tintim, um jovem repórter e aventureiro belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou). Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens.

A série  era publicada em semanalmente e, ao término de cada história, os quadrinhos eram reunidos em livros (23 no total, em 2008). Acabou ganhando uma revista própria, de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e também para o cinema. A série foi traduzida para mais de 50 línguas e tem mais de 200 milhões de cópias vendidas.


As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas por seus desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras com elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica, tudo ancorado na realidade, com elementos históricos que tornam o texto ainda mais interessante e relevante.Tintim é apresentado como um repórter o que permite colocar o personagem numa série de aventuras ambientadas em períodos contemporâneos àqueles em que ele estava trabalhando, como a Segunda Guerra ou a Guerra Fria. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, e, também pela  a sátira e comentários de cunho político-cultural.

Personagens

Tintim e Milu (Tintin et Milou)

Tintim é um jovem repórter que viaja o mundo em busca de aventuras enfrentando perigos e desvendando mistérios. Quase todas as aventuras retratam Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas. Geralmente não expressa opiniões politicas e é mais normal e centrado que os demais personagens da série. Foi concebido como um sujeito comum (um brincadeira do autor com o próprio nome do personagem: "tintin" é uma antiga expressão idiomática que significa "absolutamente nada"), mas ainda assim inteligente e heróico.

Milu é um cão fox terrier branco, companheiro de Tintim. Eles regularmente salvam um ao outro de situações perigosas. Milu frequentemente "fala" com o leitor por meio de seus pensamentos, e é tido como mais "racional" do que Tintim. Como o Capitão Haddock, Milu gosta do uísque Loch Lomond, e suas ocasionais "bebedeiras" tendem a colocá-lo em problemas, assim como sua intensa aracnofobia. O nome francês Milou foi atribuído como uma referência indireta a uma namorada da juventude de Hergé, Marie-Louise Van Cutsem, que tinha o apelido de "Milou".
 
Capitão Archibald Haddock (Capitaine Haddock)

Capitão Archibald Haddock, um capitão navegador de origem misteriosa (nunca fica bem claro se ele é inglês, francês ou belga), é o mais frequente companheiro de aventuras de Tintim (além de Milu). Haddock era inicialmente um personagem fraco e alcoólatra, que foi evoluindo para se tornar genuinamente heróico. A natureza rude do capitão e seu sarcasmo representam uma contradição ao freqüente e improvável heroísmo de Tintim; ele sempre rompe com um comentário seco ou satírico quando o repórter parece demasiado idealista. Também é conhecido por sua mania de utilizar xingamentos pitorescos e pelo bordão "macacos me mordam!". O Capitão Haddock vive em sua luxuosa mansão chamada Moulinsart(inspirada no Château de Cheverny).

Professor Trifólio Girassol (Professeur Tryphon Tournesol)

Um inventor genial, de personalidade amável e generosa ainda que facilmente irritável. É quase que completamente surdo, o que acaba gerando cenas hilárias quando ele tem que dialogar com outros personagens e acaba ouvindo tudo errado e respondendo também de maneira equivocada.  Graças à suas invenções se tornou um dos personagens mais importantes da série. Foi parcialmente inspirado no médico suiço Auguste Picard )


Dupond e Dupont 
Dois detetives atrapalhados e sem-noção-nenhuma, que às vezes ajudam e às vezes atrapalham as investigações de Tintim. O mais comum é se atrapalharem mesmo: acumulam um número impressionante de quedas, deslizes e acidentes, seguem os seus próprios rastros no deserto e soltam pérolas do tipo:  "Dizer que nós pisamos o solo da Lua onde a mão do homem jamais pôs o pé." Apesar de serem praticamente idênticos (exceto pelos bigodes), não são nem gêmeos, nem sequer parentes.

Bianca Castafiore (La Castafiore)
 
Castafiore é uma grande diva italiana da ópera, também conhecida como "o rouxinol milanês", que não perde a oportunidade de cantar a ária das Jóias de Fausto, de Gounod, nas horas mais impróprias. É aplaudida no mundo todo, menos pela maior parte dos personagens da série, pois ela sempre causa confusão. Haddock em especial a detesta. Apenas o Professor Girassol consegue suportá-la, pois é apaixonado por ela. É a única personagem feminina no elenco principal de Tintim, e, reza a lenda, teria sido inspirada pela soprano Renata Tebaldi.




Personagens secundários.

General Alcazar e General Tapioca

Dois generais do exército de San Theodoros (um país fictício da América do Sul), envolvidos numa luta sem fim pelo poder: ambos reivindicam a liderança do país, o que freqüentemente é acompanhado de comédia. Os dois generais são uma sátira às ditaduras latino-americanas e ao conceito de "república das bananas"


Emir Ben Kalish Ezab e Sheik Bab El Ehr

Ben Kalish Ezab é o Emir do Estado fictício de Khemed e pai do mimado Abdullah, Nen Kalish não tem piedade de seus inimigos, e tem muita dificuldade de compreender as idéias ocidentais. Tem um inimigo jurado, o Sheik Bab El Ehr, que tenta tirá-lo do poder de qualquer maneira. Cada um é apoiado por uma empresa petrolífera diferente. 


Serafim Lampião (Séraphin Lampion)

Um vendedor de seguros sem-noção que se intromete na história sem ser chamado. Haddock o detesta, mas  ele parece nem se dar conta disto e vive crente que é o melhor amigo do capitão. Lampião é muitas vezes retratado como um turista estúpido nos lugares exóticos onde Tintim e o capitão vivem suas aventuras. É geralmente visto como uum personagem mais "moderno", em contraste com os mais velhos arquétipos, como o ríspido capitão do mar e o professor distraído, que habitam os primeiros trabalhos de Hergé.

Tchang Tchong-Chen 

O melhor amigo (humano) de Tintim. Se conhecem quando Tintim o salva de se afogar durante uma viagem à China. Em agradecimento, Tchang decide acompanhar Tintim e se torna um precioso aliado e grande amigo. Mesmo depois de seguirem cada um seu caminho, Tintim e Tchang continuam se correspondendo. Tchang foi inspirado no artista e escultor chinês Zhang Chongren (cujo nome é por vezes romanizado como Tchang Tchong-Chen), amigo de Hergé. 

Piotr Szut

Ele é um aviador estoniano pertencente à força aérea do Khemed. Usa um tapa-olho, o que é tanto estranho para a sua profissão. Inicialmente é um mercenário que tenta matar Tintim e o Capitão Haddock mas, quando seu avião é abatido, os heróis, generosamente, o salvam, e ele se torna um aliado.


Roberto Rastapopoulos e Allan Thompson

Americano de origem grega, Rastapopoulos, também conhecido como "Marquês de Gorgonzola", é um milionário mafioso e grande inimigo de Tintim. Desprovido de escrúpulos, organiza complôs para atingr seus objetivos. Rastapopoulos se associa frquentemente com Allan Thompson, outro personagem recorrente nas Aventuras de Tintim, o protótipo do mercenário manipulador e brutal, envolvido em atividades criminosas, e interessado exclusivamente em dinheiro. Rastappoulos pode ter sido inspirado nos armadores gregos Aristóteles Onassis e Stávros Niárchos




Doutor Müller- Um médico, cuja posição e qualificações servem como uma cobertura para atividades corruptas, incluindo criminalidade, espionagem e uso de mercenários. 

Coronel Sponsz- Chefe da polícia secreta de Bordúria, um país fictício dos Balcãs que vive em guerra com a vizinha Sildávia. Disposto a fazer de tudo para conseguir dominar a Sildávia, se torna inimigo de Tintim quando ele se opõe a seus planos expansionistas

 
Nestor- o mordomo do Castelo de Moulinsart.





Livros




Tintin au pays des Soviets (Tintim no País dos Sovietes) • 1930
Tintim vai fazer uma reportagem na Rússia para o jornal Le petit vingtiéme. Vários homens da Polícia política Soviética tentam impedir que Tintim faça a reportagem. Mas depois de muitas peripécias, Tintim consegue fazer a reportagem e regressar à Bruxelas.

Tintin au Congo (Tintim no Congo) • 1931
Tintim é enviado ao Congo, a grande colônia belga da época. Uma série de peripécias o levam ao reino de Babaoro'm, onde ele torna-se o feiticeiro nomeado. Por um jogo de cincunstâncias, ele se encontra confrontado com um bando de gângsters afiliados a Al Capone, que quer controlar a produção de diamantes. 

Tintin en Amérique (Tintim na América) • 1932
Após o episódio no Congo, Tintim é enviado aos Estados Unidos da América (durante a época da lei seca). Ao chegar em Chicago, é imediatamente raptado pelos gângsters de Al Capone, que o consideram perigoso. Após escapar, ele é atacado por Bobby Smiles, o chefe de um bando rival. A perseguição conduz Tintim aos peles-vermelhas, que Bobby Smiles voltou contra ele. 

Les cigares du pharaon (Os Charutos do Faraó) • 1934
Tintim está num cruzeiro com destino ao Extremo Oriente. A bordo, encontra um egiptólogo extravagante, Philémon Siclone, à procura da tumba do faraó Kih-Oskh. Tintim aceita acompanhá-lo. Na tumba, Tintim descobre misteriosos charutos, mas é capturado. Abandonado no mar, é salvo e desembarca na Arábia. De lá, após várias peripécias, chega à Índia, onde conhece o marajá de Rawajpoutalah e ataca o tráfico de ópio.

Le lotus bleu (O Lótus Azul) • 1936
Um mensageiro da China teria um encontro com Tintim e Rawajpoutalah, mas é acertado por uma pequena flecha envenenada com radjaïdjah, o veneno da loucura. Consegue apenas o tempo de pronunciar o nome Mitsuhirato. Tintim parte à procura deste, mas sofre diversos atentados frustrados. Depois de ter encontrado Mitsuhirato, que tenta convencê-lo a retornar à Índia, é levado por Wang Jen-Ghié, um velho homem que combate o tráfego de ópio. Após um atentado, o Japão invade a China e Tintim é preso no conflito.

L'oreille cassée (O Ídolo Roubado/A Orelha Quebrada) • 1937
Tintim investiga o roubo de um ídolo da tribo dos Arrumbaias do museu etnográfico. Seguindo as pistas, encontra dois homens interessados no mesmo ídolo. Estes partem para San Theodoros, uma república da América do Sul. Tintim os segue, caindo no meio de uma revolução. Por acaso, torna-se ajudante do general Alcazar. Uma guerra estoura entre San Theodoros e seu vizinho, Nuevo Rico; Tintim, perseguido por todos, foge para a tribo dos Arumbaias. 

L'île noire (A Ilha Negra) • 1938
Ao ajudar um avião com problemas, Tintim leva um tiro. Encontra pistas dos agressores e os indícios o levam a um certo Dr. Müller, na Inglaterra, que tenta matá-lo. Após conseguir escapar dele, Tintim, o persegue até à Escócia. Encontra vestígios dele na Ilha Negra, conhecida por ter uma "besta". 

Le sceptre d'Ottokar (O Cetro de Ottokar) • 1939
Tintim chega um pequeno país do leste europeu chamado Sildávia, acompanhando um velho professor. Descobre que a Bordúria quer apoderar-se do controle do reino, roubando o Cetro de Otokar; O cetro é venerado pelo povo e o imperador deve usá-lo no desfile de São Vladimir, festa nacional de Sildávia, caso contrário perderá o direito ao trono. 

Le crabe aux pinces d'or (O Caranguejo das Pinças de Ouro/O Caranguejo das Tenazes de Ouro) • 1941
O caso da morte de um marinheiro investigado por Dupond e Dupont, relacionada com o que parece ser uma lata de caranguejo. Tintin embarca num cargueiro chamado Karaboudjan onde é capturado por um bando de criminosos. Tintin consegue escapar do camarote juntamente com o capitão do navio, Haddock, que está completamente alcoolizado. 

L'étoile mysterieuse (A Estrela Misteriosa) • 1942
Tintin observa uma estrela que parece aproximar-se cada vez mais da Terra. Num observatório, o professor Calys descobre que é um meteorito que em poucas horas vai embater com o planeta causando o fim do mundo. Felizmente, os cientistas falham os cálculos e o meteorito passa ao lado da terra, mas um fragmento cai no Mar do Norte. O Prof. Calys descobre que o fragmento contém um elemento químico desconhecido. É organizada uma expedição para recuperar o fragmento, w Tintin e o Capitão Haddock acompanham o grupo. Mas, eles vão ter de enfrentar um bilionário que também quer o fragmento e fará tudo para impedir que os protagonistas cheguem ao destino primeiro.

Le secret de la Licorne (O Segredo do Licorne') • 1943
Em 'O segredo do Licorne', Tintim compra para o amigo Haddock o modelo de um galeão antigo, que, por coincidência, era a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado, e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez, o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro. Nelas, ele narra seu encontro no Caribe com o pirata Rackham, o Terrível.

Le trésor de Rackham le Rouge (O Tesouro de Rackham o Terrível) • 1944
Em O tesouro de Rackham, o Terrível, Tintim e o capitão Haddock, já de posse das três partes do mapa, partem em busca dos destroços do Licorne. Junta-se a eles o extravagante professor Girassol, que se tornará um companheiro constante dos nossos heróis. Um invento do professor ajudará muito nas buscas: um mini-submarino com formato de tubarão. 

Les sept boules de cristal (As Sete Bolas de Cristal) • 1948
Uma misteriosa doença afeta os membros de uma expedição arqueológica recentemente regressada dos Andes, onde descobriu o túmulo do inca Rascar Capac. Um por um, os membros da expedição caem numa misteriosa letargia. A única pista são uns estilhaços de cristal encontrados perto de cada vítima, pertencentes a bolas de cristal. Preocupados com a situação, Tintim, o Capitão Haddock e o Professor Girassol visitam um amigo do último, o Professor Hipólito Bergamotte, o último membro da expedição ainda livre do coma.

Le temple du soleil (O Templo do Sol) • 1949
Em O Templo do Sol, a aventura que teve início em As 7 bolas de cristal continua: Tintim e Haddock, sempre acompanhados de Milu, chegam ao Peru antes do Pachacamac, o navio que levava o professor Girassol. Quando o cargueiro entra na baía, é posto em quarentena pelas autoridades sanitárias. Tintim resolve entrar clandestinamente no navio. A bordo, encontra o professor dormindo drogado numa cabine. Tintim tem de fugir a nado, mas de madrugada vê desembarcarem Girassol, ainda desacordado. Com Dupont e Dupond, enviados pela polícia francesa para ajudá-los, o capitão, Tintim e Milu seguem a pista do professor pelo interior do Peru.

Tintin au pays de l'or noir (Tintim no País do Ouro Negro) • 1950
Pelo Mundo inteiro, os motores dos automóveis começam a explodir, levando à suspeita de falsificação na gasolina. A situação pode acarretar uma crise mundial, levando o caos ao Ocidente. Tintim decide investigar o mistério do combustível explosivo e acaba embarcando em um navio que se dirige a Khemed, país do Oriente Médio fornecedor de petróleo. Lá chegando, descobre que o xeque Bab El Ehr está tentando destronar o emir Mohammed Ben Kalish Ezab e esse conflito local pode resultar em uma guerra. Neste clima tenso, Tintim reencontra o Doutor Müller. 

Objectif Lune (Rumo à Lua) • 1953
Ao regressar do país do Ouro Negro, o capitão Haddock fica sabendo que o professor Girassol partira havia três semanas com um estrangeiro desconhecido. Logo em seguida recebe um telegrama do professor, no qual ele avisa que está na Sildávia e pede que o capitão e Tintim vão encontrá-lo. Os dois partem imediatamente. No aeroporto de Klow, capital da Sildávia, um chofer os aguarda e os leva ao que parece ser uma instalação militar ultra-secreta. Lá encontram Girassol dando os retoques finais num foguete atômico a bordo do qual partirá rumo à Lua. E ele quer Tintim e Haddock na expedição! 

On a marché sur la Lune (Explorando a Lua) • 1954
Os inimigos fracassam, e a expedição de Girassol finalmente consegue partir. A torcida para que o vôo seja bem sucedido é grande. Inclusive de parte dos agentes estrangeiros.Por que será que eles desejam tanto que o foguete chegue à Lua? Os perigos com que nossos astronautas toparão durante a viagem não serão nada perto do que enfrentarão explorando a Lua: como se não bastassem as armadilhas e dificuldades do solo lunar, eles vão se ver às voltas com um inimigo cruel e disposto a tudo para alcançar seus objetivos.

L'affaire Tournesol (O Caso Girassol) • 1956
Em O caso Girassol uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidraças se quebram de repente, espelhos se arrebentam, copos estouram, as preciosas louças da coleção do capitão se espatifam. Tudo que é de vidro vira caco. Para piorar, ouvem-se tiros no parque. Guiados por Milu, o capitão e Tintim encontram um homem ferido, caído numa moita. No meio da confusão, Girassol viaja para a Suíça, e depois da sua partida os vidros param de quebrar. Desconfiado, Tintim resolve dar uma espiada no laboratório do professor, onde topa com um mascarado. O homem consegue escapar. Pressentindo que Girassol possa estar em perigo, nossos amigos partem para a Suíça.Mas não conseguem encontrar o professor a tempo. Escapando de mil atentados e ciladas, a pista de Girassol os leva até a Bordúria, dominada por um tirano com planos sinistros em mente.

Coke en stock (Perdidos no Mar/Carvão no Porão) • 1958
Tintim se encontra por acaso com o general Alcazar, de O ídolo roubado, e descobre que ele estava envolvido com um traficante de armas. Depois, lê que o emir do Khemed fora deposto, e que os golpistas tiveram sua vitória garantida pelos aviões vendidos por Alcazar. Tintim decide partir com Milu e o capitão Haddock para o Oriente Médio com o intuito de investigar essa história toda. Mas o barco em que viajam é atacado por uma esquadrilha de aviões.

Tintin au Tibet (Tintim no Tibete) • 1960
Em férias numa estação alpina, Tintim lê num jornal que um avião caiu no Nepal. Tintim sonha com Tchang, um grande amigo, pedindo socorro. Logo depois, descobre que naquele avião que se dirigia à Europa se encontrava o jovem chinês Tchang. Tintim, convencido por seu sonho, parte à procura de Tchang, acompanhado pelo Capitão Haddock.

Les bijoux de la Castafiore (As Jóias da Castafiore) • 1963
O capitão Haddock recebe uma notícia calamitosa: a célebre Castafiore vem passar uma temporada no seu castelo.Como se essa catástrofe não bastasse, o capitão tropeça na escada e torce o pé. Resultado: quinze dias de cadeira de rodas, tendo de aguentar os vocalises da diva, as escalas do seu pianista e a agitação permanente que a cantora traz a Moulinsart. Traz também suas jóias valiosíssimas, que ela teme que sejam alvo de ladrões. Por que será que coisas estranhas começam a acontecer no castelo?
  
Vol 714 pour Sydney (Voo 714 para Sydney) • 1968
Tintim, Milu, capitão Haddock e professor Girassol estão a caminho de Sydney, onde são convidados de honra do Congresso Internacional de Astronáutica. Na escala em Jacarta, conhecem o milionário Carreidas, que os convida para seguir viagem em seu avião particular. A viagem, que para os três amigos seria de homenagens e lazer, irá se transformar num terrível pesadelo: eles se verão envolvidos numa trama por trás da qual está um velho e perigoso conhecido.

Tintin et les picaros (Tintim e os Pícaros) • 1976
A História conta a corrupção num país da América do Sul,chamado San Teodoro onde o General Alcazar citado pela primeira vez no Álbum O Ídolo Roubado, sofre um golpe de estado, arquitetado pelo General Tapioca. Mas tudo não passa de uma armação do Coronel Sponz da Bordúria de O Caso Girassol. Quando Bianca Castafiore vai fazer um show em San Teodoro e presa pela polícia desse país, para atrair Tintim, Haddock e Girassol, a confusão está armada.


Projetos inacabados

La piste indienne • 1958
Nestor et la justice • 1958
Les pilules • 1960
Tintin et le Thermozéro • 1960
Un jour d'hiver, dans un aéroport (1976 - 1980)
Tintin et l'Alph-Art (Tintim e a Alfa-Arte) • 1983 (incompleto, reeditado em 2008)

Filmes

Tintin et le mystère de la Toison d'Or • 1961 (http://www.imdb.com/title/tt0055526/)

Tintin et les oranges bleues (Tintim e as Laranjas Azuis) • 1964 (http://www.imdb.com/title/tt0058663/)


Animação:


Le crabe aux pinces d'or (O caranguejo das pinças de ouro)•1941 http://www.imdb.com/title/tt0260830/
L´affaire Tournesol (O Caso Girassol)•1964 http://www.imdb.com/title/tt0270386/
Tintin et le Temple du Soleil (As aventuras de Tintin-O Templo do Sol)   1970 http://www.imdb.com/title/tt0065106/
Tintin et le lac aux requins (Tintim e o Lago dos Tubarões) • 1972 (http://www.imdb.com/title/tt0069383/)

Filmes previstos:

Trilogia Tintim
Steven Spielberg comprou uma opção sobre os direitos autorais de Tintim pouco antes da morte de Hergé, em 1983. Entretanto, naquele momento era incerta uma adaptação de Tintim para o cinema, já que Hergé recusara-se a assinar qualquer contrato.
Em novembro de 2002, a Dreamworks comprou os direitos cinematográficos de toda a série. Em 15 de maio de 2007, Steven Spielberg e Peter Jackson oficializaram a realização de uma trilogia adaptada das histórias, a ser realizada em computação gráfica e motion capture. O diretor do terceiro filme ainda não foi anunciado. De acordo com a revista Variety, a equipe de Jackson já produziu um piloto de vinte minutos como demonstração. 


Séries de animação para a TV

Les aventures de Tintin, d'après Hergé, de 1961, série da Belvision dirigida por Ray Goossens
As Aventuras de Tintim, de 1991, série da Nelvana dirigida por Stéphane Bernasconi.



Links:


Site oficial: http://www.tintin.com/
L´Univers de Tintin: http://www.tintinmilou.free.fr/






2 commentaires:

  1. Só uma correção: "Titin et les oranges bleues" é um filme com atores reais, não animação. Além do 'Lago dos Tubarões' há outras duas animações de Tintim: "Le Temple du Soleil" e "L'Affaire Tournesol".

    Parabéns pelo excelente blog!

    RépondreSupprimer
  2. @Britto

    Muito obrigada pelas correções! É sempre legal quando os visitantes ajudam a fazer o blog. E obrigada pela menção no forum. Aliás já me cadastrei lá. Que bom que gostou do blog, epero que volte sempre (ou pelo menos nos "sábados de Tintin", hehe)

    Um abraço, nos vemos no fórum :D

    RépondreSupprimer