mardi, septembre 07, 2010

Filme do dia: O pequeno Nicolau(Le petit Nicolas)

Feriadão cinzento, e lá fui eu procurar alguma coisa divertida para assistir. "O pequeno Nicolau" foi a escolha perfeita! Vou confessar que quando o filme estreiou eu não estava levando muita fé, sendo filme infantil e talz... (nada contra filmes infantis, pelo contrário, adoro...só que, tirando as animações, a maior parte dos filmes infantis hoje em dia parece ter sido feita por e para adultos imbecis e não para crianças) aí fui pesquisar e mudei de idéia.

"O pequeno Nicolau" (Le petit Nicolas), é uma série de livros dos anos 50/60 escrita por René Goscinny e ilustrada por Jean-Jacques Sempé. Alguém achou o nome de René Goscinny familiar? Pois é, o pai do pequeno Nicolau é também o roteirista de Astérix e Lucky Luke. Só isso dá motivo suficiente para se interessar por "O pequeno Nicolau". Mas além do pedigree do autor, essa série tem muitos outros atrativos: "O pequeno Nicolau", como todos os verdadeiros clássicos da literatura infantil, não tenta descrever o mundo infantil com as palavras dos adultos, mas dá a palavra às crianças. Os textos são narrados em primeira pessoa pelo próprio Nicolas(que virou Nicolau aqui no Brasil, sei lá eu pq), e portanto, apresentam o mundo visto através de seus olhos. São estórias com as quais crianças e adultos(pelo menos aqueles sortudos que ainda não esqueceram sua infância) se identificam. O mundo de Nicolas é interessante sem precisar apelar para poderes mágicos (oi, JK Rowlling, tudo bem?), batalhas épicas, princesas e reinos encantados que tantos autores infanto-juvenis acham necessários para atrair os pequenos(sou só eu ou parece que os adultos estão querendo imaginar no lugar das crianças, em vez de deixar que elas imaginem sozinhas?). Simplesmente são estórias bem contadas, que falam às crianças de igual para igual e lhes deixam o espaço para sonho e imaginação que tanta literatura infantil atual parece ter preenchido com glitter e efeitos especiais.

Mas, e o filme? Geralmente quando o texto original é bom, o filme tende a estragar tudo (Hollywood não tem feito outra coisa nos últimos 20 anos, senão arruinar boas estórias, com honrosas exceções). Felizmente o diretor de "Le petit Nicolas", Laurent Tirard, é um dos muitos meninos e meninas que cresceram com "Le petit Nicolas". E, como fã do pequeno Nicolau, ele faz justiça ao material original: o filme é bem-feito, sem pretensão e captura o clima dos livros lindamente. O resultado é um filme divertido para as crianças, com um toque de nostalgia que vai agradar aos adultos.

0 comentários:

Enregistrer un commentaire