mercredi, avril 21, 2010

Ratatouille!

Bem, já faz meses que tenho esse blog...Já postei um pouquinho de tudo sobre a cultura francesa e francófona...Cinema, música, literatura... Mas só agora eu percebi: nada de culinária! Como pode um blog francófilo sem nada sobre culinária? Heresia!!!

Agora com toda a honestidade: eu não sou a melhor cozinheira do mundo... Mas para a minha sorte meu pai é um ótimo cozinheiro e já trabalhou em todas as funções imagináveis em um restaurante (hoje ele é gerente de um)...

Então lá fui eu recrutar o meu querido papai para me ajudar com uma receita francesa.

Ratatouille é um prato da Provença, no sul da França. A Provença é uma região mediterrânea, de clima quente e seco, muito famosa pelas suas ervas e especiarias. Ratatouille é um prato tradicional camponês à base de legumes, muito simples e típico de épocas em que as famílias nem sempre tinham carne na mesa. Além de light, Ratatouille é ridiculamente fácil de fazer:

Primeiro os ingredientes(receita p/ 4 pessoas):


2 abobrinhas/ 2 berinjelas/ 3 tomates/ 2 pimentões(1 vermelho e 1 verde)/ 3 dentes de alho/ 1 cebola grande/ sal/ pimenta/ azeite/ ervas de Provence


Nesse momento a gente se pergunta: o que diabo são essas ervas de Provence? Basicamente é uma mistura de ervas desidratadas típicas da Provença. A mistura varia de cozinheiro para cozinheiro, mas geralmente consiste de alfazema, manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Onde a gente encontra tudo isso? Não tema: várias empresas produtoras de temperos fazem suas próprias versões industrializadas das ervas de Provença. Como dá para ver na foto aí em cima, eu usei a mistura da Companhia das Ervas (http://www.ciadaservas.com.br/) que pode ser encontrada em qualquer supermercado.

Agora mão na massa

Primeiro corte as berinjelas e as abobrinhas em cubos (não corte em pedaços muito pequenos para não desmanchar no cozimento)



A seguir tire as sementes dos pimentões, corte-os pela metade e fatie. Os tomates são fatiados do mesmo jeito(as fatias também não podem ser muito fininhas). Fica mais ou menos assim:


Numa panela tipo caçarola (aquela panelona funda que a vovó usava p/ fazer canja, hehe) coloque seis colheres de sopa de azeite, três dentes de alho amassados, a cebola picadinha e os temperos a gosto (no nosso caso foram duas colheres de chá de sal, meia colher de chá de pimenta, e uma colher de sopa de ervas de Provença...com uma pitada extra de tomilho). Refogue até a cebola ficar meio transparente.

Junte os pimentões e os tomates.


Acrescente as abobrinhas e as berinjelas. Mexa tudo para espalhar bem os temperos.


Atenção: Não coloque água! Os legumes soltam água durante o cozimento, e o ideal é que eles cozinhem em seu próprio caldo, assim não se perdem nem o sabor nem os nutrientes. Quando esse caldinho começar a sair, espere que ele ferva. Aí é só tampar e cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos (ou até os legumes estarem cozidos)

Et voilà!!!


O Ratatouille pode ser servido sozinho ou como acompanhamento, em especial para carnes brancas(frango ou peixe).
Uma pequena confissão: eu detesto legumes...e não é que mesmo assim adorei o Ratatouille?
Vale muito a pena fazer: fácil, gostoso e saudável.

0 comentários:

Enregistrer un commentaire