samedi, février 06, 2010

Eterno Amor (Un long dimanche de fiançailles)

Do mesmo diretor de "Amélie Poulain", Jean-Pierre Jeunet, e com muitos dos mesmos atores. Em comum com Amélie esse filme tem um tratamento visual primoroso: quase tudo tem tons de sépia e amarelo, como em fotografias antigas (exceto nas cenas de batalhas, filmadas em tons de azul, verde e cinza), o cenário de conto de fadas da Bretanha, figurinos e objetos tão caprichados que parecem coisa de casa de boneca. A linguagem também é similar à "Amélie": lúdica, com foco fragmentado entre vários personagens e uso criativo de flashbacks e mudança de pontos de vista.

Mas "Eterno Amor" e "Amélie" têm muito mais de diferente que de parecido. "Eterno Amor" é muito mais denso e tem uma força dramática que "Amélie" certamente não tem. As diferenças já começam com a estória...

Mathilde(Audrey Tatou) e Manech(Garpard Ulliel-mais conhecido por interpretar o jovem Hannibal Lecter em "Hannibal-A origem do Mal" ) cresceram juntos na região da Bretanha no início do século XX, e juntos também descobriram o amor. Mas a felicidade simples dos dois adolescentes é interrompida pela Primeira Guerra Mundial: Manech é convocado para o fronte do Somme, onde o número de mortes era de tal magnitude que ficou conhecido como "o moedor de carne". Lá Manech e mais quatro homens são acusados de se automutilar(prática muito comum entre os soldados que desejavam dispensa para voltar para casa). A punição: são abandonados na "terra de ninguém" zona divisória entre as trincheiras francesas e alemãs, de onde não têm chance de voltarem vivos.

A notícia chega à Mathilde, que se recusa a acreditar na morte do noivo. Começa uma Odisséia para provar que Manech está vivo e descobrir seu paradeiro. Com a ajuda do casal de tios que a criou, de um detetive particular engraçadinho e do sério advogado da família, Mathilde acaba encontrando mais do que esperava: descobre os segredos e os destinos dos quatro soldados condenados com Manech, suas mulheres, amigos e dramas, a corrupção do governo francês, uma onda de assassinatos, a tristeza da guerra... Mas encontrará Manech?

Um filme que tem de tudo: romance, drama, humor, suspense, tragédia... Vale a pena assistir não uma, mas várias vezes!



(Ps.: Esse filme foi sugestão do meu colega e amigo Rodrigo, o maior cinéfilo que eu conheço. Valeu, Rodrigo!)

3 commentaires:

  1. Josi!
    Nâo conheceço esse filme, ainda. É bom? E onde posso consegui-lo com legendas em francês?

    Por favor, sabe onde consigo as legendas do filme LE PÈRE GORIOT?

    Parabéns pelo site porque é muito bom. Somente fiquei conhecendo nesse final de semana e, a primeira vista, pensei que fosse estrangeiro. Mas quando percebi que é brasileiro, aí é que gostei mesmo.

    Sugiro que coloque mais publicações com áudio porque isso ajuda muito qualquer aprendizado ou mesmo quem já tem um nível avançado do idioma.
    Abraço e até a próxima.

    João (de Taguatinga Norte, Brasília-DF)
    (sargsjoe@hotmail.com)

    RépondreSupprimer
  2. Josi!
    Grato por me responder. Mas você tem algum e-mail pessoal que eu possa entrar em contato? Às vezes, não fica muito legal eu enviar vários endereços pro blog. Talvez não goste disso e seria bom ver cada um antes de postá-los. Não concorda?
    João

    RépondreSupprimer