jeudi, février 25, 2010

L´Absinthe et les arts

Absinto é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.

O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses do fim do século XIX até o início do século XX,a chamada "Belle Époque", até a sua proibição em 1915. É também conhecido popularmente de fada verde (La Fée Verte) em virtude de seu efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vincent van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.

O auge do consumo do Absinto na França coincidiu com um período importante nas artes gráficas. A Belle Époque foi prolífica em ilustradores comerciais, já que a crescente industrialização começava a expandir o consumo de massa de diversos produtos, o Absinto e outras bebidas alcóolicas entre eles. Era o início da propaganda comercial. Artistas como Alphonse Mucha, Henri Privart-Livemont, Toulouse Lautrec entre outros, trabalharam em affiches (similares dos atuais posteres), embalagens e ilustrações comerciais de revistas e jornais. O absinto virou um tema comum, tanto no auge da sua popularidade quanto durante a sua perseguição e proibição(quando surgiram affiches anti-absinto patrocinados pelo governo ou pelos produtores de outras bebidas que competiam com o absinto). A "fada verde"(também chamada de "Deusa Verde" ou "Musa verde)"era figura proeminente na arte relacionada ao absinto, pois dava aos artistas a oportunidade de trabalhar com a figura feminina e personificar dos atributos do absinto, tanto positivos (charme, elegância, criatividade) quanto negativos(decadência, embriaguez, vício).

Alguns exemplos de affiches

















O absinto também é um tema recorrente em outras manifestações artísticas:




Viktor Oliva- "O bebedor de Absinto"



Alber Magnan- "A Musa Verde"



Edgar Degas- "O absinto"

0 comentários:

Enregistrer un commentaire