 Absinto é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.
 Absinto é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses do fim do século XIX até o início do século XX,a chamada "Belle Époque", até a sua proibição em 1915. É também conhecido popularmente de fada verde (La Fée Verte) em virtude de seu efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vincent van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.
O auge do consumo do Absinto na França coincidiu com um período importante nas artes
 gráficas. A Belle Époque foi prolífica em ilustradores comerciais, já que a crescente industrialização começava a expandir o consumo de massa de diversos produtos, o Absinto e outras bebidas alcóolicas entre eles. Era o início da propaganda comercial. Artistas como Alphonse Mucha, Henri Privart-Livemont, Toulouse Lautrec entre outros, trabalharam em affiches (similares dos atuais posteres), embalagens e ilustrações comerciais de revistas e jornais. O absinto virou um tema comum, tanto no auge da sua popularidade quanto durante a sua perseguição e proibição(quando surgiram affiches anti-absinto patrocinados pelo governo ou pelos produtores de outras bebidas que competiam com o absinto). A "fada verde"(também chamada de "Deusa Verde" ou "Musa verde)"era figura proeminente na arte relacionada ao absinto, pois dava aos artistas a oportunidade de trabalhar com a figura feminina e personificar dos atributos do absinto, tanto positivos (charme, elegância, criatividade) quanto negativos(decadência, embriaguez, vício).
gráficas. A Belle Époque foi prolífica em ilustradores comerciais, já que a crescente industrialização começava a expandir o consumo de massa de diversos produtos, o Absinto e outras bebidas alcóolicas entre eles. Era o início da propaganda comercial. Artistas como Alphonse Mucha, Henri Privart-Livemont, Toulouse Lautrec entre outros, trabalharam em affiches (similares dos atuais posteres), embalagens e ilustrações comerciais de revistas e jornais. O absinto virou um tema comum, tanto no auge da sua popularidade quanto durante a sua perseguição e proibição(quando surgiram affiches anti-absinto patrocinados pelo governo ou pelos produtores de outras bebidas que competiam com o absinto). A "fada verde"(também chamada de "Deusa Verde" ou "Musa verde)"era figura proeminente na arte relacionada ao absinto, pois dava aos artistas a oportunidade de trabalhar com a figura feminina e personificar dos atributos do absinto, tanto positivos (charme, elegância, criatividade) quanto negativos(decadência, embriaguez, vício). Alguns exemplos de affiches




O absinto também é um tema recorrente em outras manifestações artísticas:
Viktor Oliva- "O bebedor de Absinto" 

Alber Magnan- "A Musa Verde"

Edgar Degas- "O absinto"

 
 
 
0 comentários:
Enregistrer un commentaire