lundi, décembre 07, 2009

125 contos de Guy de Maupassant

Descobri Guy de Maupassant meio que por acaso...Estava na livraria e vi um livro de bolso chamado "Contos fantásticos", autor: Guy de Maupassant. Como era menos de dez reais e eu estava procurando uma coisinha qualquer para ler nas horas vagas(que eram poucas no meu primeiro período da faculdade) comprei.

Paixão instantânea.

Maupassant foi um dos pais do conto moderno, e um autor com um estilo único que transita com facilidade no reino do real e do sobrenatural, da sanidade e da loucura, do social e do marginal.Nos seus contos há críticas à sociedade burguesa da França do século XIX (da qual ele mesmo fazia parte, apesar da obssessão de sua mãe pelas "origens nobres" da familia de Maupassant), elementos psicologizantes profundos, naturalismo fantástico, e uma afiada visão do mundo moderno onde criminosos, loucos, aristocratas, proletários, camponeses e burocratas se equilibram precariamente entre o racionalismo e progresso da modernidade e a sua completa falta de sentido e referências...

Em Maupassant tudo é absolutamente terrível e fascinante.

Então, fica a sugestão. Para quem quer um introdução ao universo de Maupassant, existem vários livros de bolso no mercado por preços irrisórios ("Contos fantásticos" pela LP&M é bom para começar, e só custa uns R$8). Mas para ter na biblioteca vale a pena pôr a mão no bolso e comprar a coletânea da Companhia das letras "125 contos de Guy de Maupassant", por R$55 (preço da Saraiva)
E como aperitivo, nesse site é possível ler on-line o conto mais famoso de Maupassant: "O horla"

0 comentários:

Enregistrer un commentaire