mardi, février 15, 2011

Folha Grandes óperas

Longe de mim querer fazer propaganda da Folha de São Paulo, mas no último domingo eles colocaram nas bancas algo que me interessou muito, não apenas porque gosto de ópera (podem me chamar de esnobe, se quiserem), mas também porque pode ser uma ótima ferramenta para estudantes de francês.



A coleção "Grandes óperas" reúnes 25 óperas completas, a cada semana um livro com dois cds chega às bancas ao preço de 15,90$. A primeira edição traz dois livros ("Carmen" e "Fidélio") pelo preço unitário. Aí vocês me perguntam "ok, mas o que isso tem a ver com francês?"...

Bem , no último domingo eu fui na banca comprei meu exemplar. Não estava levando muita fé, mas como Carmen é minha ópera favorita (e a primeira que ouvi inteira, no rádio quando tinha uns onze anos exatamente na gravação selecionada para essa coleção, então a compra foi mais de nostalgia que de interesse)... Tive uma grata surpresa ao voltar para casa: o livro continha o libreto (isto é o texto da ópera) completo das duas óperas nos seus idiomas originais com tradução para o português. No caso de "Carmen" foi duplamente (triplamente, considerando que eu amo "Carmen") interessante para mim, já que a ópera original foi composta em francês. Assim temos o texto original em francês que pode ser ouvido no cd, mais uma tradução para o português.

"Carmen". Volume I da coleção
Então se você gosta de ópera e se interessa por francês, ou se não conhece ópera muito bem mas gostaria de conhecer, ou ainda se não gosta de ópera mas acha interessante ver um material diferente em francês, corra para a banca mais próxima e compre o primeiro número dessa coleção.

Em tempo: a maior parte das óperas selecionadas para essa coleção está em italiano, com algumas em alemão. Apenas quatro  números são dedicados à óperas francesas ( "Carmen", "Pelléas e Mélisande" "Fausto"e "Manon"), então aproveitarei para fazer uns posts sobre essas óperas em especial, assim quem não quiser comprar a coleção inteira pode apenas comprar essas. 

Pessoalmente eu recomendo toda a coleção, é uma ótima seleção de obras para aqueles que estão se iniciando no mundo da ópera, e pelo que vi a escolha das gravações está muito bem feita, além de cada livro vir com um pequeno histórico sobre autor e obra.





0 comentários:

Enregistrer un commentaire