mardi, août 03, 2010

Eclipse de uma paixão (Total Eclipse)

Geralmente as sugestões de filmes que eu post aqui no blog são de filmes franceses, por motivos óbvios ;P  Mas "Eclipse de uma paixão" merece que eu abra uma exceção.

Baseado em cartas e poemas, "Eclipse de uma paixão" (Total Eclipse) reconta o turbulento caso de amor entre os poetas franceses Paul Verlaine (David Thewlis) e Arthur Rimbaud (Leonardo diCaprio).  Tanto Rimbauld como Verlaine eram (como tantos outros) "poetas malditos". A alcunha vinha do próprio estilo de vida dos artistas franceses do período. A Europa (e a França em particular),  vivia no fim do século XIX e início do século XX um período muito particular de sua história artística e cultural. Era o fin de siècle, expressão que se relaciona com o mundo cultural e boêmio fracês, particularmente parisiense, da época. Esse período é típicamente visto como uma época de opulência (graças à crescente industrialização) e de "decadência moral", que precedeu o colapso político, economico e humano que viria com a Primeira Guerra Mundial. Foi um período de experimentação e efervecência: a arte explorava temas  e técnicas mais audaciosos e polêmicos, a poesia se afastava da métrica e temas tradicionais, os costumes burgueses se tornavam cada vez mais luxuosos (e caros), e a cresente marginalização de uma significativa camada da população (onde os artistas estavam incluídos) levou não apenas à pobreza, mas à prostituição, abuso de drogas, alcoolismo e ao crime. Surge toda uma subcultura de artistas, prostitutas e boêmios vivendo à margem da sociedade "oficial": era o "demi-monde", um mundo a parte da moralidade burguesa. A figura tradicional (que hoje já é um cliché) do poeta genial, porém deprimido, viciado e pobre, cuja vida fatalmente termina em tragédia era uma realidade na Paris fin de siècle.

Verlaine e Rimbaud foram perfeitos tipos do "demi-monde". Verlaine foi chamado de "o príncipe dos poetas" e Rimbaud ficou conhecido como "o poeta dos sentidos". Ambos eram representantes do movimento simbolista, que se afastava dos cânones tradicionais da poesia e explorava as sensações, o sonho, o irracional. Assim como a arte que produziam, as vidas de Verlaine e Rimbaud também foram marcadas pela turbulência e o desligamento com a realidade (geralmente conseguido através do consumo de ópio e absinto). "Eclipse de uma paixão" enfoca o período de produção literária de Rimbaud que coincide com o tempo em que viveu apadrinhado por Verlaine, de quem foi também amante. O filme lida com a problemática (até doentia) relação entre os dois poetas, durante o período do ápice criativo de ambos.

Não esperem ver muito sobre poesia nesse filme, obviamente o foco do diretor é mostrar o relacionamento entre os personagens principais, e não a importância literária deles. Mas o que o roteiro e a direção não fazem, a direção de arte e a música cumprem de maneira bastante eficaz: dá para sentir o clima de sonho, irrealidade e fugacidade que caracterizam a poesia simbolista.

Um filme que vale a pena assitir, não só pela estória interessante e a direção de arte caprichada, mas também para ver Leonardo di Caprio numa de suas poucas atuações decentes (maldade minha, eu sei, hehehe)


2 commentaires:

  1. Ual,eu tenho que assistir este filme!
    :D

    RépondreSupprimer
  2. Esse filme é facinho de achar, Carla. Qq locadora tem e dá p/ comprar em lojas de departamento (Americanas por exemplo)por uns 10 reais :D

    RépondreSupprimer