vendredi, juillet 30, 2010

A arte de Victor Hugo

A maioria de nós conhece Victor Hugo pela sua literatura. Hugo foi um dos maiores expoentes do movimento Romântico francês(mas que também contribuiu decisivamente com o movimento Realista) e autor de obras onde a boa literatura se encontra com temas de crítica social.Escreveu, entre outros, "O Corcunda de Notre -Dame", "Os miseráveis" e "O último dia de um condenado"

Mas muitos não sabem que Hugo era também artista plástico. Originalmente o desenho artístico era só um hobby para o escritor, mas quando decidiu se envolver mais com política e parou de escrever por um tempo, desenhar se tornou a maior válvula de escape para sua criatividade.

Hugo trabalhava em escala pequena, com papel, em geral com marrrom, preto ou outros tons escuros, e seus desenhos apontam para elementos do Surrealismo e do Expressionismo, que surgiriam décadas depois. Além de das cores escuras, as obras apresentam temas como o mar, as águas profundas, lugares desolados, e têm uma atmosfera de sonho e delírio. As técnicas também não eram das mais ortodoxas: manchas e borrões propositais, tinta esfregada no papel, uso dos dedos em vez de pincéis. Há quem diga que Hugo desenhava durante sessões espíritas nas quais pretendia entrar em contato com seu inconsciente(Victor Hugo era, de fato, espírita, mas essa parte de desenhar durante sessões espíritas não é comprovada).

Victor Hugo sempre evitou mostrar seu trabalho em público, pois considerava sua obra literária mais importante. Parte de seu trabalho sobreviveu e encantou artistas como Van Gogh e Delacroix. O próprio Delacroix afirmou que se Hugo tivesse se dedicado à pintura teria obscurecido os maiores artistas de seu tempo.





0 comentários:

Enregistrer un commentaire