dimanche, juin 13, 2010

Germinal

(Texto original do meu colega e amigo Marcelo Rangel)

Dirigido por Claude Berri (1993), "Germinal" e retrata o conflito social dos operários franceses nas minas de carvão, ao final do século XIX. O filme foi baseado em um romance de Emile Zola (1881). Para compor Germinal, Zola passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os operários para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, as dificuldades, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Também, acompanhou de perto a greve dos mineiros.

O tema central do filme é o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte daqueles trabalhadores das minas de carvão em relação à exploração de seus patrões. Neste período, alguns países passavam a integrar o conjunto de nações industrializadas ao lado da pioneira Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações descritas no romance e representadas no filme. Além dos aspectos técnicos das extrações minerais e as péssimas condições de vida dos grupamentos em torno das minas de carvão, o autor também descreve o início das organizações políticas e sindicais da chamada classe operária, tal como as divisões entre os marxistas e os anarquistas.

A forma contundente como as ações ocorrem no filme tornam a crueza dos acontecimentos extremamente chocante para os espectadores. Porém, o discurso condutor da narrativa histórica, durante a exibição do filme, tem a finalidade de chamar a atenção dos expectadores para o estado de miséria que configurava o mundo operário do século XIX.


0 comentários:

Enregistrer un commentaire