Filme+culinária francesa, e todo mundo já foi pensando que eu ia sugerir Julie & Julia, né? Bem, apesar de todo mundo ligar alta gastronomia francesa com cordon bleu e restaurantes chics, a culinária na França tem uma história muito mais longa e complexa que isso. E antes dos chefs e seus restaurantes existirem, os magos da boa comida estavam nos palácios. É um pouquinho disso que o filme "Vatel-Um banquete para o rei" mostra.
O personagem central de "Vatel" é François Vatel (dãh, hehe), interpretado por Gerard Depardieu. Vatel foi Maître d´hotel do castelo de Chantilly (é aquele mesmo em que o Ronaldo casou com a Cicarelli...) e famoso por inventar o creme Chantilly assim chamado em homenagem ao chatêau (pessoalmente eu acho a criação do Chantilly um evento muito mais digno de nota que o supra-citado casamento, hehehe).
Château de Chantilly |
François Vatel |
Assim como no banquete que selou o destino de Nicolas Fouquet, esse evento também terá consequencias trágicas, mas dessa vez para o próprio Vatel...
É durante esse banquete de três dias que se desenrola a ação do filme. Aqui vemos um Luis XIV no auge de seu reino e da construção de sua identidade de "Rei-sol", a sociedade de corte descrita por Norbert Elias nos é mostrada com todas as suas regras e códigos complexos, suas disputas por status e poder. Vatel transita por esse universo de luxo e excesso, no qual ele é, ao mesmo tempo, artífice e vítima da sociedade que ajuda a construir com sua arte. Ele é um artista que ama aquilo que faz, mas se torna um fantoche, uma ferramenta nas mãos dos poderosos que se utilizam de seu talento para seus próprios fins.
Um filme que fala de gastronomia, mas acima de tudo, que nos mostra como a comida (assim como a moda, a arte, a literatura, etc) pode ser uma chave para compreender a sociedade e seus conflitos, e pensar qual é o lugar do indivíduo no complexo equilíbrio de poder entre grupos sociais.
ótima dica, Jô...adorei o blog. Tenho boas dicas de cantores franceses que descobri há pouco tempo.
RépondreSupprimerJoyce Jonathan (principalmente as músicas Je ne se pas e Sur mes gardes. E tem tbm o Bensé (duas músicas ótimas: Quand je marche e Buvons).
Tem tudo no youtube. bjão,
Marilia (colega do francês)