Um dos filmes que eu fui assistir no festival Varilux (posts sobre os outros virão logo ;) ) . A estréia foi no dia 10, no cinema Odeon, no centro do Rio e contou com a presença da Atriz Principal, Audrey Tautou e o produtor, Phillipe Martin, seguido de um debate.
Confesso que fiquei em dúvida se iria, já que a sessão de "Potiche", com a presença de Catherine Deneuve foi no mesmo horário. No fim das contas o debate acabou pesando na minha decisão, já que a sessão de "Potiche" não teria um debate.
Acabei me arrependendo um pouco da decisão. Não por causa do filme, mas pelo debate. E não foi culpa dos convidados, que foram incrivelmente gentis e solícitos.
Para não me alongar muito: muitas perguntas bobas, ou sem-sentido, ou que nada tinham a ver com o filme que, teoricamente, estávamos lá para debater. Philipe Martin foi ignorado por uma boa parte do debate, e a maioria das perguntas foi dirigida à Audrey. Um número constrangedor de gente parecia não ter visto nenhum outro filme da atriz além de "O fabuloso destino de Amélie Poulain", assim as perguntas variaram entre referências à esse filme e coisas bestas e genéricas como "qual o seu filme favorito?". Quando alguém se lembrou que o produtor estava ali foi para fazer perguntas que nada tinham a ver com a produção. Teve quem perguntou ao produtor se ele "tinha escrito o filme para Audrey" demonstrando de uma tacada só desconhecer a diferença entre o ofício do produtor e do roteirista e não fazer a mínima idéia de como se dá o processo de concepção e aprovação de um roteiro. Meio irritante a quantidade de perguntas que começavam com "eu sou estudante de cinema"...No mesmo clima "quero mostrar como eu sou cool" muita gente fazendo (ou tentando fazer) suas perguntas em francês... Por fim, o que mais me irritou foi que pouquíssimas intervenções do público tiveram alguma coisa a ver com o filme que era para ter sido tema do debate...
Como se diz "vergonha alheia" em francês? Enfim, sai no meio do debate, quando alguém teve a brilhante idéia de pedir a palavra para perguntar se a Audrey Tautou ia dar autógrafos. Para quem não conhece o Odeon, a sala do cinema tem cerca de 600 lugares e, naquela noite em particular, estava cheia ....E a pessoa resolve pedir uma distribuição de autógrafos que não tinha sido programada...
Enfim para que quiser ver o debate vários videos foram postados no Youtube (até porque parecia que todo mundo tinha um celular ou câmera na mão).
Maaaaaaas, a noite não foi um desastre completo graças ao filme!
"Uma doce mentira" não chega a ser um obra-prima cinematográfica, mas é um filme extremamente gostoso de assistir. Típico filme para ver quando a gente está precisando de um pouco de alegria nessa vida.