Ninguém sabe muita coisa ainda sobre esse filme, já que ele não ainda estreiou no circuito mundial, mas a pré- estréia em Cannes causou furor. Muitos críticos ficaram tão ofendidos que abandonaram a sessão. Em geral esse críticos que saem da sessão durante o festival de Cannes são os (sempre puritanos) americanos, infalíveis no quesito "dar piti por besteira", mas dessa vez Almodóvas conseguiu ofender até os (as vezes demasiadamente) liberais críticos franceses.
Desde então muita gente especula o que teria de tão chocante nesse filme. As críticas do filme não estão dando detalhes, até porque ninguém que estragar a surpresa (e uma grande parte do que faz a graça do filme está na direção inesperada que o roteiro toma), mas as versões que mais circulam por aí são:
1-Antonio Banderas interpreta Robert Ledgard, um cirurgião plástico cuja mulher fica gravemente queimada num acidente de carro (algumas versões dizem que ela morre em decorrência das queimaduras). Assim, ele decide criar uma inovadora pele artificial, mais resistente que a pele humana. E para isso usa uma jovem como cobaia.(A moça em questão seria a mulher do trailer doido aí em cima)
2-Antonio Banderas interpreta Robert Ledgard, um cirurgião plástico cuja filha é brutalmente estuprada. Algumas versões dizem que a filha se suicida após o ataque, outras que ela fica tão traumatizada que tem que ser internada numa clínica psiquiátrica. Assim, ele decide encontrar o estuprador e se vingar.(Essa versão faz o trailer doido aí em cima parecer mais doido ainda)
Qual versão é a correta? Bem, é claro que eu não vou dizer, mas posso adiantar que, levando em conta o livro no qual o filme se inspirou, nenhuma das duas parece estar exatamente errada....
Agora chegamos nas inspirações francesas da qual falamos no título. "La piel que habito" é inspirado no romance "Mygale" do francês Thierry Jonquet. Quem leu o livro (que ainda não foi lançado no Brasil) provavelmente deve ter uma idéia do que está no filme do Almodóvar (considerando que o diretor deve ter feito mudanças na história original), então, exclusivamente para os leitores do meu blog (estou metida hoje, não?) aqui vão alguns elementos do livro para vocês tentarem adivinhar o que esperar do filme.